Universidades federais vão receber R$ 125 milhões para obras e compra de placas solares

Ministério da Educação (MEC) vai liberar R$ 125 milhões adicionais para universidades federais comprarem placas fotovoltaicas e concluírem obras que estão paradas ou em andamento. Os recursos são da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do próprio ministério e serão liberados ainda este ano.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o investimento foi possível por conta de um remanejamento de recursos dentro do ministério.

– É o dinheiro da Sesu, estamos remanejando, estamos mexendo, buscando eficiência – afirmou o ministro.

O secretário de Educação Superior, Arnaldo Lima, disse que os recursos devem ir para as obras com pelo menos metade da obra concluída. Segundo ele, todas as universidades receberão os fundos extras.

– Tem dois objetivos: Terminar as obras em andamento, a gente quer focar naquelas que estão pelo menos com nível mínimo de 50% de execução e investir em energia limpa para que a gente tenha, acima de tudo, uma redução de despesa permanente.

A distribuição dos recursos será guiado por dois critérios. Serão R$ 87,5 milhões para as universidades que têm menor custo por aluno e o restante, R$ 37,5 milhões, irão para as instituições com melhor desempenho. Em média, cada universidade receberá de R$ 1,5 mi a R$ 2,5 milhões.

O ministério estima que a instalação de painéis solares fotovoltaicos devem gerar uma economia de energia de até R$ 25,5 milhões ao ano para as universidades.

– O objetivo é ter um retorno do investimento em quatro anos, o objetivo é reduzir a despesa de forma permanente – disse o secretário.

Fonte:  Época Negócios